Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Programação Competitiva ( INF17415 )
Unidade:
Departamento de Informática
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina tem como objetivo preparar os alunos para programar competitivamente. O aluno trabalhar técnicas e conceitos de programação já assimilados em períodos anteriores focando na resolução de problemas típicos de competições de programação.

Ementa
Introdução à programação competitiva. Estrutura de dados e bibliotecas. Paradigmas de resolução de problemas. Problemas em geral (grafos, matemática e processamento de strings).

Bibliografia
HALIM, S., Competitive Programming, 3a. edição, Editora Lulu, 2013. DASGUPTA, S.; PAPADIMITRIOU, C.; VAZIRANI, U., Algoritmos,1a. edição, Editora McGraw-Hill, 2009. CORMEN, T.H. et al., Introduction to Algorithms, 3a. edição, Editora The MIT Press, 2009.

Bibliografia Complementar
SEDGEWICK, R., Algorithms in C, 3a. edição, Editora Addison-Wesley, 2002. SKIENA, S.S.; REVILLA, M.A., Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual, 1a. edição, Editora Springer, 2003. SKIENA, S.S., The Algorithm Design Manual, 3a. edição, Editora Springer, 2020. MCDOWELL, G.L., Cracking the Coding Interview: 189 Programming Questions and Solutions, 6a. edição, Editora CareerCup, 2015. ZIVIANI, N., Projeto de Algoritmos com Implementações em Pascal e C, 3a. edição, Editora Cengage Learning, 2010.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.