Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Inclusão ( VET10475 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·          Compreender os conceitos que sustentam a inclusão na educação ·          Conhecer a trajetória histórica da educação especial e da inclusão no Brasil ·          Conhecer a Legislação que trata da inclusão em seus aspectos sociais e educacionais ·           Elaborar estratégias e práticas cotidianas inclusivas no cotidiano escolar

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. Perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no Brasil e no Espírito Santo, questões étnico-raciais, de gênero; os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva. Inclusão social e educacional de Jovens e Adultos. Educação do Campo.

Bibliografia
BRASIL, Lei nº10639 de 9 de janeiro de 2003. , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 04/04/2013 às 16:30 h. BRASIL, Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008.  que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 04/04/2013 às 16:25 h. BRASIL, Parecer CNE/CEB/11/2000. Dispõe sobre a Educação de jovens e Adultos. Disponível em:<   http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em 04/04/2013 às 16:34h. Educação como exercício de diversidade. – Brasília : UNESCO,MEC, ANPEd, 2005.476 p. – (Coleção educação para todos; 7). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=647&Itemid=. Acesso em 04/04/2013 às 16: 47 h. GÓES, Maria Cecilia Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. 165 p. MARTINS, Fernando José (Org.). Educação do campo: e formação continuada de professores: uma experiência coletiva. Porto Alegre: EST, 2008. 126 p. PAULON, Simone Mainieri; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; PINHO, Gerson Smiech. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf>. Acesso em 27 ago. 2011.

Bibliografia Complementar
AQUINO, J. G. (org). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. Ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. BAPTISTA, Claúdio Roberto (org). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação. 2006. BROETTO, Renato; FELICIANO, Antônio M. Programa de Inclusão Digital Beija-Flor. Florianópolis, SC: Instituto CEPA, 2004. SACHS, Ignacy. Inclusão social pelo trabalho: desenvolvimento humano, trabalho docente e o futuro dos empreendedores de pequeno porte. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
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