Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Políticas para a Diversidade Cultural ( VET13064 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Discutir os conceitos de cultura, monocultura, multiculturalismo, interculturalismo;- Refletir sobre os aspectos que caracterizam a formação cultural brasileira: história e memória dos povos afro-brasileiros e indígenas;- Compreender a história das ações afirmativas no mundo e no Brasil no contexto das demandas e das lutas dos sujeitos coletivos afro-brasileiros e minorias políticas;- Conhecer as concepções de igualdade/universalismo e de diferença/particularismo;- Analisar os conceitos de políticas de redistribuição e políticas de reconhecimento;- Analisar as proposições, os conceitos e as formas de implementação das Políticas de Ações Afirmativas no ensino brasileiro;- Refletir sobre as políticas públicas na educação brasileira voltadas para as relações étnico-raciais;- Discutir ações educativas de combate ao racismo e promoção da igualdade social, fortalecendo a cidadania e a equidade de direitos.

Ementa
Multiculturalismo. Cultura afro-brasileira e indígena. Racismo. Desigualdade e Discriminação racial no Brasil. Políticas de Ações Afirmativas.

Bibliografia
1. GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SILVA, Petronilha B. Gonçalves e. O Jogo das Diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998.2. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1999.3. ROMÃO, Jeruse (Org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília: MEC/Secad, 2005.4. SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2005.5. THEODORO, Mário (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008.

Bibliografia Complementar
1. GOMES, Nilma Lino. Educação e Diversidade Étnico-cultural. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.2. MUNANGA, Kabengele. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Crítica e Sociedade: revista de cultura política. v. 4, n.1, Dossiê: Relações Raciais e Diversidade Cultural, jul. 2014.3. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.1, p. 15-40, abr. 2010. 4. BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da educação, 2005. 5. TORRES, Carlos Alberto. Democracia, Educação e Multiculturalismo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2001.
Carregando...