Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Relações Étnico-Raciais ( VET13063 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Analisar a produção social e histórica do racismo na educação brasileira; - Conhecer o processo histórico de educação da população negra no Brasil; - Examinar o conceito de raça social como categoria de análise na educação; - Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira; - Conhecer os pressupostos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana; - Analisar a produção do Movimento Negro acerca do antirracismo na educação; - Compreender as proposições e as formas de ações afirmativas para a população negra na educação em suas múltiplas perspectivas.

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidades e subjetividades. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. A formação de profissionais da educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

Bibliografia
1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.   Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. 2. BRASIL. Resolução nº. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC, que “institui Diretrizes Curriculares   Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. 3. CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e   discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. 4. MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo   Horizonte: Mazza Edições, 2007. 5. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus   identidade negra. Petrópolis, Vozes, 2004.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Superando o racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da educação, 2005. 204 p. 2. CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 25-58. 3. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167-182. 4. GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, ANPED, 2000.n. 15, p. 134-158. 5. ROMÃO, Jeruse (Org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília: MEC/Secad, 2005.
Carregando...