Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( TEP06823 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
·         Oportunizar a reflexão sobre a atuação do professor e da escola no contexto da realidade brasileira atual. ·         Adquirir fundamentação teórica sobre o processo ensino-aprendizagem. ·         Desenvolver habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente. ·           ·         Traçar o perfil geral da escola conforme os espaços urbanos e rurais e as diferentes classes sociais. ·         Discutir os anseios dos alunos, os desejos da sociedade e o papel dos diferentes atores – pais, comunidade, professores e administradores na educação e na formação escolar do aluno. ·         Definir os seis níveis da Taxonomia de Bloom. ·         Relacionar a Taxonomia de Bloom com os processos de avaliação. ·         Planejar, elaborar e apresentar uma aula para a própria turma. ·         Explicar as novas competências para ensinar. Descrever tendências da educação matemática.

Ementa
 Educação de Hoje. Planejamento de Ensino. Objetivos de Ensino. Conteúdos de Ensino. Métodos e Técnicas de Ensino. Recursos de Ensino. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.  

Bibliografia
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. 4 ed. São Paulo: FDT, 1997 (Coleção aprender e ensinar) MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2006.

Bibliografia Complementar
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. RONCA, Paulo. A.C. e TERZI, Cleide A. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo, SP: Edesplan. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Carregando...