Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio I ( TEP06648 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
150
Número de Créditos:
7

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: ü  Possibilitar ao licenciando uma experiência pedagógica sustentada pelos conhecimentos específicos adquiridos em Matemática, em Psicologia, em Didática, em iniciação ao estágio, e pelas informações e reflexões acerca do projeto educativo da escola, pelo trabalho com outros professores, com pais e, em especial, com seus alunos. ü  Refletir, a partir da experiência de regência e de outras atividades no âmbito escolar, sobre as práticas docentes desenvolvidas no ensino-aprendizagem da matemática do 3° e 4° ciclos do ensino fundamental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Possibilitar ao licenciando: §   Compreender a escola e a sala de aula como um especo de convivência social, em que pessoas cooperam, constroem sua identidade, preservam suas especificidades culturais e respeitam o pluralismo; §   Ler e discutir trabalhos de fundamentação teórica sobre a prática do ensino-aprendizagem da matemática que permitam, entre outras aquisições, a construção de referenciais para a formação continuada do professor; §   Analisar, selecionar e implementar atividades pertinentes ao processo ensino-aprendizagem de Matemática centradas no aluno do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental; §   Preparar seqüências didáticas para a discussão com os colegas e professores e prática em sala de aula; §   Buscar conteúdos significativos e novas formas de avaliar que resultem em proposta metodológica e inovadora, com o intuito de viabilizar a aprendizagem dos alunos; Avaliar sua própria atuação docente.

Ementa
Observação e análise das diferentes formas de atuação do professor de Matemática de nível fundamental, na escola. O aluno do ensino fundamental. O erro e o processo de aprendizagem. Co-participação nas classes do Ensino Fundamental. Produção de recursos didáticos. Análise e discussão de situações didáticas. Docência supervisionada nas classes do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos), integrando reflexão e ação.

Bibliografia
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3º e 4º Ciclos - Matemática . MEC/SEF, 1998. COLEÇÃO TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belo Horizonte: Autêntica. FIORENTINI, Dario. Rumos da Educação Matemática: O professor e as mudanças didáticas e curriculares. Anais do II Seminário de Avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática , Brusque-SC, junho/2001. (p. 23-37). LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Editores associados, 2006. MORETO, Vasco Pedro. Prova – um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. Rio de Janeiro, DP&A, 2005. TOLEDO, Marília e TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997. OUTROS textos sugeridos pelos professores e palestrantes ao longo do curso.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARRAHER, T. N. e outros. Na vida dez na escola zero. S.P.: Cortez, 1994. CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. B Horizonte: Autêntica, 2008. FIORENTINI, Dario e CRISTOVÃO, Eliane Matesco (orgs). História e investigação de/em aulas de matemática. Campinas, SP: Alínea, 2006. GOTITLEB, F. A lógica do professor x a lógica do aluno. Educação Matemática em Revista, n.7, ano 6,1999, p. 27-30. PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SANTOS, Vania Pereira dos. (Orgs.) Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos. Projeto Fundão. UFRJ. PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas, SP: Papirus, 2009. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMATICA (ENEM) TESES, DISSERTAÇÕES, MONOGRAFIAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMATICA
Carregando...