Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Iniciação ao Estágio I ( MAT06362 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Refletir e analisar a memória estudantil, sobretudo as ideias, crenças, valores e saberes adquiridos ao longo da vida. Refletir sobre o trabalho docente no contexto do ensino fundamental, bem como sobre relações de ensino aprendizagem em aulas de Matemática. Descrever, caracterizar e discutir alguns fundamentos teórico-metodológicos da prática de ensino de matemática. Realizar observações da prática de ensino e de aprendizagem da matemática no ambiente escolar, em especial, da sala de aula. Planejar regência de classe acerca de uma unidade de conteúdo curricular de Matemática. 

Ementa
Análise dos conteúdos matemáticos desenvolvidos numa escola pública de ensino fundamental ou médio: planejamento, sequenciação e execução. Análise dos métodos de ensino utilizados pelos professores de Matemática de uma escola pública. Estudo das principais dificuldades de aprendizagem de Matemática no ensino público fundamental ou médio. Preparação de atividades com materiais concretos, voltadas para o ensinoaprendizagem de Matemática no nível fundamental ou médio. Elaboração de textos de apoio ao professor de Matemática do ensino fundamental ou médio.  

Bibliografia
1. DAVID, M. M. M. S; MOREIRA, P. C. Formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Autêntica, 2013.  2. TOLEDO, M.; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. FTD, 1997.  3. VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental-: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. Penso Editora, 2009. 

Bibliografia Complementar
1. FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2011. (Coleção Formar).  2. FIORENTINI, D. (org.)  Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 121-156.  3. LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. 139 p. (Formação de professores)   4. ZAIDAN, S.; TOMAZ, V. S. (Org.). APEM - Análise da Prática e Estágio de Matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012.  5. Livros Didáticos de Matemática Escolar.  6. Artigos técnicos e científicos selecionados ao longo do curso.
Carregando...