Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação das relações étnico-raciais ( TEP13690 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a produção social e histórica do racismo na educação brasileira.  Conhecer o processo histórico de educação da população negra no Brasil.  Examinar o conceito de raça social como categoria de análise na educação.  Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira.  Conhecer os pressupostos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.  Analisar a produção do Movimento Negro acerca do antirracismo na educação.  Compreender as proposições e as formas de ações afirmativas para a população negra na educação em suas múltiplas perspectivas. 

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidades e subjetividades. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. A formação de profissionais da educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.  Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais . Brasília: SECAD, 2006.  MOORE, Carlos.  Racismo e Sociedade : novas bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, Vozes, 2004. 

Bibliografia Complementar
CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.).  Psicologia social do racismo : estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 25-58. CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar : racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa . São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167182. GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação . São Paulo: Autores Associados, ANPED, 2000. n. 15, p. 134158. ROMÃO, Jeruse (Org.).  História da educação dos negros e outras histórias . Brasília: MEC/Secad, 2005. 
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