Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino ( SEA15343 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer as principais práticas pedagógicas; analisar a relação entre pesquisa e prática pedagógica; relacionar a formação do professor com a pesquisa e prática pedagógica em todas as áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas); conhecer as principais práticas pedagógicas no âmbito extensionista.

Ementa
Relação entre pesquisa, formação do professor e a prática pedagógica, com vistas ao ensino com pesquisa, considerando suas diferentes interfaces. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre o ensino, com e para a prática pedagógica. Abordar e relacionar a pesquisa, formação docente e a prática pedagógica direcionadas para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Compreender as relações entre professores, alunos e outros sujeitos envolvidos no emprego de medidas socioeducativas. Correlacionar as práticas pedagógicas em suas diversas dimensões (física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biopsicossocial). Abordar práticas extensionistas no âmbito da pesquisa e prática pedagógica, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
· FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. · COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2007. 157 p. · FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga; PANTOJA, Luísa de Marillac P.; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. São Paulo: SEESP, 2007. 60 p.

Bibliografia Complementar
·         BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. ·         COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 159 p. ·         BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo: Saraiva, 2000. ·         BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, Ministério da Educação, 2010. ·         Artigos atuais sobre pesquisa em Educação.
Carregando...