Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( SEA15339 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir e analisar a atuação do professor e da escola e/ou instituições para cumprimento de medidas socioeducativas no contexto da realidade brasileira atual; adquirir fundamentação teórica sobre o processo ensino-aprendizagem; desenvolver habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente em todas as áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas);

Ementa
As relações entre Educação, Didática e ensino. Questões atuais da Educação. Projeto pedagógico da escola e trabalho docente. Abordagens de ensino e a tradição pedagógica brasileira. Cotidiano da escola e da sala de aula: as relações entre professores, alunos e outros sujeitos do processo educativo. Planejamento de ensino: modalidades de trabalho pedagógico e planos de ensino. Objetivos e conteúdos de ensino. Estratégias de ensino-aprendizagem. Recursos didáticos e tecnologias da informação e da comunicação. Avaliação da aprendizagem: critérios e instrumentos. Abordagem aos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como compreender as relações entre professores, alunos e outros sujeitos envolvidos neste processo. Correlacionar as práticas pedagógicas tanto nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biopsicossocial.

Bibliografia
CORDEIRO, Jaime. Didática. 2. ed. Paulo: Editora Contexto, 2010.FARIAS, Isabel Maria S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria M. S. de C.;FRANÇA, Maria do S. L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009.HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994.

Bibliografia Complementar
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1990.VASCONCELLOS, Celso do S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1988.
Carregando...