Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa em EAD ( SEA15332 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Possibilitar o entendimento e a correlação das metodologias de ensino presencial e a distância; estudar as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), bem como desenvolver a capacidade comunicativa, oral e escrita sobre os temas estudados.

Ementa
O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD. A estrutura da Rede em EAD, e as ferramentas de utilização através da tecnologia da informação. A orientação em EAD. Utilização e produção de materiais didáticos. As Tecnologias Educacionais e seu Papel na Sociedade Tecnológica. Estudo e planejamento da utilização dos meios de comunicação e informação na educação. Diferentes mídias e seu potencial pedagógico. Abordar as principais práticas extensionistas no âmbito da Metodologia da Pesquisa em EAD, tanto em espaços formais quanto em espaços não formais.

Bibliografia
·          KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p. ·          CARDOSO, G. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: FGV, 2007. ·          BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnologica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

Bibliografia Complementar
·          CASTRO JUNIOR, A. N. Informática educativa I: ambientes virtuais para apoio à aprendizagem. Vitória: NEAD, 2003. ·          CASTRO JUNIOR, A. N. Informática educativa II: ambientes de autoria para apoio à descrição do conhecimento. Vitória: NEAD, 2003. ·          LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. ·          DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010 ·          FISCHER, R. M.; MAGALDI, S. (Colab.). Televisão & educação: fruir e pensar a TV. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 157 p. ·          MORAES, R. de A. Rumos da Informática Educativa no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. ·          MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias a mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2011. 173 p.
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