Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário Temático I ( SEA15556 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Exercitar a prática profissional e identificar possíveis áreas de atuação e especialização. Ampliar os conhecimentos inter-relacionados a sua área de atuação.

Ementa
Informação e cidadania: concepções, contextos e usos. Apropriação social de informação em redes e movimentos sociais. Valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira no contexto da unidade de informação. Bases metodológicas para elaboração e implementação de projetos sociais relacionados à informação, leitura e cidadania.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. KALY, A. P. et al. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas: UFRJ, 2013. LOPES, J. S. M. Educação e cultura africanas e afro-brasileiras: cruzando oceanos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2010. MARÇAL, J. A.; LIMA, S. M. A. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Intersaberes. 1 livro online. EBOOK

Bibliografia Complementar
ALVES, R. C. D. P.; NASCIMENTO, C. O. C. (Org.). Formação cultural: sentidos epistemológicos e políticos. Cruz das Almas, BA: Ed. UFRB, Belo Horizonte, MG; Fino Traço, 2016. DIAS, I. A. D. S. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: a importância da formação e a efetivação de um currículo. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação  GARCIA, R. C. Identidade fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira, 1993-2005. Brasília, DF: INEP, 2007. MATTOS, R. A. História e cultura afrobrasileira. 2. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2015. REIS, I. C. F.; ROCHA, S. P. (Org.). Diáspora africana nas Américas. Cruz das Almas, BA: Ed. UFRB; Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2016. ROIZ, D. S.; SANTOS, J. R. A construção social da cidadania em uma sociedade intercultural: o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira em sala de aula. São Paulo: Autores Associados. 1 livro online. EBOOK 
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