Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Leitura e Literatura Infantil e Juvenil ( SEA15567 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Empregar fundamentos, modelos, métodos, técnicas, instrumentos e recursos no desenvolvimento de serviços e produtos de informação e ação cultural.  

Ementa
Análise da produção literária infantil e juvenil de autores estrangeiros e brasileiros. Questões culturais e sociais e a leitura na infância e na adolescência. Técnicas de orientação de leituras para o usuário infantil e juvenil.  

Bibliografia
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. 279 p. (Antropologia social). BENJAMIN, W.. Reflexões sobre a criança: o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2009. 173, [3] p. (Coleção espírito crítico). ISBN 9788573262346 (broch.). RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: Caminhos para ler o texto visual - Editora Autêntica 178 ISBN 9788582178799. (0nline) Acesse https://middlewarebv.am4.com.br/SSO/ufes/9788582178799

Bibliografia Complementar
CONDINI, P.; PRADO, J. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. 189p. ISBN 8587456016 : (Broch.) DEL PRIORE, M. (Org.). História das Crianças no Brasil - 7. ed. Contexto 450 ISBN 9788572441124. https://bibliotecas-digitais.ufes.br/ LEITE M. I. (Org.). Infância e produção cultural. Papirus Editora 228 ISBN 8530805313. https://bibliotecas-digitais.ufes.br/ PEREIRA, M. L. A construção do letramento na educação de jovens e adultos - 2ª Edição. Editora Autêntica 170 ISBN 9788582178751. PONDE, Gloria. A arte de fazer artes: como escrever histórias para criancas e adolescentes. - . Rio de Janeiro: Nortida, 1985.
Carregando...