Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação: Aprendizagem ( EAD13317 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Análise da diversidade educacional.

Ementa
Compreensão a Psicologia como ciência e o reconhecimento de sua contribuição para o fazer pedagógico, com vistas à formação do cidadão numa perspectiva crítica e de compromisso com a diversidade presente na educação.

Bibliografia
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Campinas: Papiurs, 1999. OLIVEIRA, D. A. A educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. LINHARES, Célia (Org.). Os professores e a invenção da escola. São Paulo: Cortez, 2001.

Bibliografia Complementar
ENQUITA, M. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FOUCOULT. M. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2007. HECKERT, A. L. et al. A escola como espaço de invenção. In Clio-Psyche Hoje. Fazer e dizer. Psicologia na História do Brasil. Rio de Janeiro: Relume- Dumará/ FAPER, 200. PATTO, M H S. Psicologia e ideologia. São Paulo. T. A. Queiroz, 1984. SANTOS, G. SILVA, M. P da (Orgs). Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI.  RJ: Fundação Perseu Abramo, 2005
Carregando...