Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrador 7 Direitos Humanos e Educação ( EAD13347 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Direitos Humanos e Educação. Políticas afirmativas. Diversidade e cidadania.

Ementa
Estatuto epistemológico dos Direitos Humanos e suas implicações para o campo educacional. Papel ético-político do professor. O contexto sócio-histórico dos preconceitos relacionados à deficiência, sexualidade, identidade de gênero, raça, classe e geração. Concepção e fundamentos de educação para jovens em cumprimento de medidas sócio-educacionais. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. Políticas e ações educacionais afirmativas. 

Bibliografia
GOMES, Nilma Lino (Org.). Dossiê Diferenças [reed. 2012]. Educação e Sociedade, v. 33, n.120, Campinas jul./set. 2012. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020120003&lng=pt&nrm=iso JESUS, Denise Meyrelles de Políticas de inclusão escolar no Espírito Santo: tecendo caminhos teórico-metodológicos. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto. JESUS, Denise Meirelles (Orgs.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, Rio de janeiro, Vozes, 1997.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1974. JUNQUEIRA, Renato Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. MEYER, Dagmar Estermann; KLEIN, Carin; FERNANDES, Letícia Prezzi. Noções de família em políticas de 'inclusão social' no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 433-449, mai-ago/2012. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. ROSEMBERG, Fúlvia. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p. 693-728, set./dez. 2010.
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