Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrador 3 Educação Especial ( EAD13326 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Entender o atendimento educacional especializado ao público-alvo da educação especial; Refletir sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação; Conhecer o público-alvo da educação especial e suas especificidades; Analisar o currículo, a avaliação e as práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão; Debater a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva. 

Ementa
Aspectos históricos, filosóficos e psicossociais da Educação Especial e/ou diversidade; Aspectos subjetivos de produção da diferença; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Legislação e políticas públicas em Educação Especial; O Público-alvo da Educação Especial no contexto da escola comum.

Bibliografia
BIANCHETTI, Lucídio, FREIRE, Ida Maria. Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. Campinas: Papirus, 2001. MAFEZONI, Andressa. GOMES, Vitor. Diálogos com professores: práticas e reflexões sobre a inclusão escolar. Vitória: Edufes, 2016. VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E. (org.). Educação Especial no Cenário Educacional Brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2007-2008. Cadernos Cedes. A educação e a inclusão social de sujeitos com deficiência visual. Campinas, vol. 28, n. 75, maio/ago. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.  Cadernos Cedes. Educação, Surdez e Inclusão Social. Campinas, vol. 26, n. 69, maio/ago. 2008. Disponível emhttp://www.cedes.unicamp.br. LOPES Maura C.. FABRIS, Eli H. Educação e inclusão. BH: Autêntica. CAIADO, Kátia Regina Moreno Caiado. JESUS, Denise Meyrelles de. Professores e Educação Especial: Formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011.  
Carregando...