Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado de Língua Italiana I ( EAD13344 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
210
Número de Créditos:
8

Objetivos
Transposição da teoria à prática no Ensino Fundamental.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-práticano cotidiano escolar: concepção de currículo, seleção e organização de conteúdos; metodologias de ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos para o ensino fundamental.  

Bibliografia
BALBONI, P. E. Le sfide di Babele – Insegnare le lingue nelle società complesse. Novara: UTET, 2012. CILIBERTI, A. Manuale di Glottodidattica. Perugia: La Nuova Italia, 1994. PICCHIASSI, M. Fondamenti di Glottodidattica. Perugia: Guerra, 1999.

Bibliografia Complementar
ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. Linguística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. CILIBERTI, A. Glottodidattica – Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci editore, 2013. JANFRANCESCO, E.; L’acquisizione dell’italiano L2 da parte di immigrati adulti. Roma: Edilingua, 2005. MOITA LOPES, L. P.(org.); Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
Carregando...