Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrador 5 - Gestão Educacional e Análise do Discurso ( EAD13331 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Interface entre a Análise do Discurso e a Gestão da Educação Básica.

Ementa
Da gestão da educação básica à análise dos marcos legais: leis, portarias, resoluções. Dos mecanismos de gestão educacional e o planejamento participativo: a ideologia do Estado. Avaliação institucional: subjetividade dos atores: escola, família e comunidade. 

Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. Disponível em <http://www.mec.gov.br>. Acesso em 03 maio 2016. ______________. LDB. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso 14 abril 2016. MAINGENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2005. ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002. 

Bibliografia Complementar
GREGOLIN, M. R. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003. NAVARRO, P. (Org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. AZEVEDO, J. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004 (Coleção polêmicas do nosso tempo; vol. 56) Campinas: Pontes, 2010. GADET, F. e HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Unicamp, 1990.
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