Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Avaliação em Língua Estrangeira ( EAD13313 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Tipologias avaliativas. Avaliação somativa e formativa. Avaliação e currículo.

Ementa
 Análise das diferentes formas de avaliação da aquisição de uma língua estrangeira tendo em vista as quatro habilidades a serem adquiridas pelo alunado; Discussão sobre a coerência entre o foco de ensino e a avaliação; Avaliação como processo contínuo e integrado; Análise das dimensões da avaliação (somativa, formativa); Elaboração, por docentes e discentes, de instrumentos de avaliação que permitam analisar o projeto curricular da(s) escola(s).

Bibliografia
NEVES, Isabel Cristina. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de formadores de professores. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2008. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Política Educacional. Disponível em <http://www. mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2015. CORRIAS, Vinício- Avaliações na sala de aula de língua estrangeira.  Nome – Revista de Letras, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 138-50, jan.-jun. 2013. HAYDT, Regina C. C. Avaliação dos processos de ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988. LAPKOSKI, Graziella A. de Oliveira. Avaliação de leitura em inglês como língua estrangeira no Centro de Línguas da UFPR-Celin. Curitiba, 2003. 
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