Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Literatura Infanto-Juvenil Italiana ( EAD13338 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Literatura infanto-juvenil para o ensino fundamental e médio. Expoentes italianos da corrente literária.

Ementa
Literatura infanto-juvenil italiana: a problemática do gênero; sua historicidade e relação com o ensino fundamental e médio. Texto e imagem nos livros infantis. A ideologia dos textos dirigidos a jovens e crianças. Análise de obras infanto-juvenis de expoentes italianos. 

Bibliografia
ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.  BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. CADEMARTORI, L. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Bibliografia Complementar
FARIA, Mª Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo. Contexto, 2004. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985. COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991. COLLODI, C. Le avventure di Pinocchio. Storia di un burattino. Torino: Einaudi, 2014. RODARI, Gianni. Una favola al telefono. Milano: La Feltrinelli. 2014. 
Carregando...