Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação ( EAD13304 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Contexto sócio-histórico-cultural da educação brasileira e mundial.

Ementa
A relação entre a educação e seu contexto sócio-histórico-cultural: diferentes sociedades, diferentes educações e diferentes educações dentro da mesma sociedade. Gênese histórica e desenvolvimento do modelo hegemônico de escola no mundo e no Brasil; As diferentes correntes educacionais e seus fundamentos filosóficos: ontológicos, axiológicos, políticos, epistemológicos, gnosiológicos, estéticos; Teorizações funcionais, críticas e pós-críticas: diferenças e contradições.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação . 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002. ______. História da Educação e da Pedagogia . 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação . São Paulo: Brasiliense, 2002.

Bibliografia Complementar
ADORNO T. W. Educação e emancipação. In: ______. Educação e emancipação . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ADORNO, Theodor Wiesengrund. Lições de sociologia . Lisboa: Edições 70, 2004. EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo . São Paulo: Jorge Zahar, 1998. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . São Paulo: Jorge Zahar, 1997. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história . Rio de Janeiro: Imago, 1997.
Carregando...