Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LIBRAS ( EAD13340 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Ensinar a LIBRAS.

Ementa
Ementa: Fundamentos históricos da educação de surdos; Aspectos linguísticos da língua de sinais; A cultura e a identidade surda; Legislação específica; Sinais básicos para conversação.

Bibliografia
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1 a. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa; Intérprete de LIBRAS: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental; 1.  Porto Alegre: Editora Mediação/FAPESP, 2009. FERNANDES, Eulália (Org.;). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Bibliografia Complementar
LODI, A; C; B.; LACERDA, C.; B; F. (Org.). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009. LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. QUADROS, Ronice Muller. Letras LIBRAS ontem, hoje e amanhã. Florianópolis,ED. UFSC, 2015. SKLIAR, C.(org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Os surdos, os ouvintes e a escola: narrativas traduções e histórias capixabas. Vitória: EdUFES, 2010.
Carregando...