Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Biologia e seu Ensino ( ECH14299 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir sobre a docência na escola do campo a partir do currículo e da prática pedagógica do ensino de biologia. Conhecer, compreender, discutir e interpretar as propostas curriculares para o ensino de Biologia na escola do campo. Compreender a importância, discutir e aplicar a elaboração de planejamento de aulas e de instrumentos de avaliação, coerentes com os objetivos propostos para o ensino de Biologia na escola do campo. Conhecer, analisar e aplicar as estratégias de mediação pedagógica, modalidades e recursos, coerentes com os objetivos propostos para o ensino de Biologia na escola do campo.

Ementa
Análise e discussão dos conteúdos, metodologias e instrumentos de ensino de biologia nas escolas do campo. Seleção de estratégias de ensino coerentes com os objetivos propostos para o ensino de biologia nas escolas do campo. Abordagens de conteúdos coerentes com a interdisciplinaridade do ensino de biologia nas escolas do campo. Elaboração de estratégias de ensino de biologia nas escolas do campo.

Bibliografia
BEHRENS, M. A. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. In: Novas Tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. Campinas, SP: Papirus, 6ª edição, 2003. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EdUSP, 2004.

Bibliografia Complementar
Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia. Filosofia e História da Biologia. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/index.html CACHAPUZ, António et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf
Carregando...