Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Biologia Celular ( ECH14270 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender as teorias do surgimento da vida e a célula enquanto unidade fundamental da vida. Entender a constituição celular a partir de elementos químicos e a organização destes nos diferentes componentes celulares, como membrana e organelas. Analisar os diferentes tipos celulares, suas características individuais e aspectos metabólicos. Relacionar moléculas químicas e processos biológicos, como a fotossíntese e a respiração. Compreender a existência de reconhecimento celular e o transporte de substâncias e relacionar esses processos biológicos a aspectos vivenciados no cotidiano camponês. Habilitar o licenciando a identificar a biologia como disciplina integradora de diversas áreas do conhecimento, como também está fundamentalmente presente no cotidiano camponês.

Ementa
Origem do universo, da terra e da vida. Os primeiros elementos e as primeiras formas de vida. Características fundamentais da célula, biomoléculas, biomembrana, organelas e metabolismo celular. Tipos celulares e suas representações. Noções de biologia molecular. Processos biológicos presentes no cotidiano camponês.

Bibliografia
CHANDAR, N; VISELLI, S. Biologia Celular e Molecular Ilustrada. Artmed, 2011. DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, José. Bases da biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. JUNQUEIRA, L. C. Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

Bibliografia Complementar
ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio. Breve história da ciência moderna: volume 4: A belle-époque da ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. 1 recurso online, disponível em: <http://www.lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1329> CACHAPUZ, António et al. (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf NOVELLO, Mário. Do big bang ao Universo eterno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., c2010. recurso online, disponível em: <http://www.lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1336>
Carregando...