Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Experimentação Aplicada ao Ensino de Ciências da Natureza ( ECH14288 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Fundamentar e promover a reflexão sobre a prática docente em escolas do campo, a partir dos princípios da experimentação aplicada ao ensino. Permitir ao educando o reconhecimento de temas geradores como questões investigativas para seu uso na experimentação aplicada ao processo de ensino aprendizagem na escola do campo. Possibilitar ao licenciando aplicar e avaliar experimentos didáticos em ciências da natureza em escolas de Educação Básica do Campo. Destacar que a observação e interpretação de fenômenos químicos pode ser feita não só por meio da realização de experimentos laboratoriais tradicionais, mas também se utilizando outros meios que estão presentes na vida cotidiana.

Ementa
Fundamentar e promover a reflexão sobre a prática docente em escolas do campo, a partir dos princípios da experimentação aplicada ao ensino. Permitir ao educando o reconhecimento de temas geradores como questões investigativas para seu uso na experimentação aplicada ao processo de ensino aprendizagem na escola do campo. Possibilitar ao licenciando aplicar e avaliar experimentos didáticos em ciências da natureza em escolas de Educação Básica do Campo. Principais aspectos da experimentação aplicada à atividade docente em agroecologia, biologia, física e química na Educação do Campo.

Bibliografia
MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar.  Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf BARROS NETO, Benício de; SCARMINIO, Ieda Spacino; BRUNS, Roy Edward. Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria.  4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de química e o cotidiano.  20. ed. Curitiba, PR: IBPEX, 2007.

Bibliografia Complementar
  CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.  4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex, 2007. RIBEIRO, Dionara Soares et al . Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia.  1 ed. São Paulo: Outras Expressões, 2017. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloisio (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. VANIN, Jose Atilio. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro.  2. ed. reform. São Paulo: Moderna, 2005. 
Carregando...