Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Organismos e suas Interações ( ECH14287 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender o processo de evolução e a ancestralidade comum. Entender a transferência de caracteres hereditários entre geracões e relacionar essa transferência ao processo de evolução. Comprender o processo de especiação, ou surgimento de novas espécies. Reconhecer a importância da reprodução sexuada e da variabiliade genética para a manutenção da agrobiodiversidade. Relacionar evolução, genética e agrobiodiversidade. Compreender a morfologia e fisiologia básica dos organismos. Reconhecer o pioneirismo camponês na manipulação das características dos organismos vivos.

Ementa
Ementa: Origem e classificação dos organismos vivos. A história evolutiva da diversidade biológica. Genética Mendeliana básica. Principais grupos animais e vegetais e sua relação com o Campo. Interação entre os organismos vivos e desses com o meio ambiente. Relação entre os conhecimentos de zoologia, botânica, evolução e genética e a Educação do Campo.

Bibliografia
GRIFFITHS, Anthony J. F. et al. Introdução à genética. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2013. HICKMAN, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. RAVEN, Peter H.; EICHHORN, Susan E.; EVERT, Ray Franklin. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

Bibliografia Complementar
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. KLUG, William S. et al. Conceitos de genética. 9. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais:  desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Carregando...