Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudo da Vida Celular ( ECH14278 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a célula enquanto unidade fundamental da vida, sua capacidade metabólica e de se reproduzir. Compreender a transferência da informação genética a nível molecular e celular bem como suas implicações nos organismos e na biodiversidade. Compreender a constituição dos tecidos e suas propriedades emergentes a partir de células organizadas. Compreender a célula como unidade alvo de procedimentos biotecnológicos. Avaliar o efeito dos avanços biotecnológicos sobre a biodiversidade, agrobiodiversidade e sociobiodiversidade existente no campo.

Ementa
Ementa: A célula enquanto unidade fundamental da vida e sua interação com o ambiente circundante e ambiente externo. Noções gerais de biologia molecular, citologia e histologia. Processos celulares, metabolismo e síntese de proteínas. Armazenamento e transmissão da informação genética. Organização e divisão celular. Implicações da biotecnologia no Campo. Relação entre os conhecimentos de biologia celular e a Educação do Campo. 

Bibliografia
JUNQUEIRA, L. C. Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005. JUNQUEIRA, L.C Histologia Básica . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, José. Bases da biologia celular e molecular . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Bibliografia Complementar
CACHAPUZ, António et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências . 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005. CHANDAR, N; VISELLI, S. Biologia Celular e Molecular Ilustrada . Artmed, 2011. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Tratado de histologia em cores. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. MOLINA, Mônica Castagna (org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais:  desafios à promoção do Trabalho Docente Interdisciplinar. Brasília:MDA, 2014 (série NEAD Debate; 23). Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%20WEB.pdf
Carregando...