Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão de Empreendimentos Farmacêuticos ( DFN10177 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Discutir os conceitos básicos para compreensão da administração Conhecer as características principais de um empreendedor Fornecer conceitos para gestão financeira da empresa Abordar as características principais para a geração de um plano de negócios 

Ementa
Conceitos básicos: estudo estrutural das empresas. Empresas comerciais e industriais farmacêuticas: conceitos, classificação, organização formal e legal, dinâmica dos negócios, documentos comerciais, contratos, recolhimento de impostos, seguros. Administração da oferta e da procura: conceitos, leis, compra, venda, propaganda e ética. Gestão de Materiais. Conceitos gerais de economia. Economia e administração de empresas aplicáveis à área farmacêutica. Noções de marketing e marketing farmacêutico.

Bibliografia
1.      CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 7. ed. - São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2004. x, 548p 2.      MAXIMIANO, ANTONIO CESAR AMARU. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2004. 3.      HOLDFORD, DAVID A. Marketing for pharmacists. New York : American Pharmaceutical Association, 2003. 298 p. ISBN 1582120048.  

Bibliografia Complementar
1.      ROUQUAYROL, Maria Zelia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia & saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. 708 p. ISBN 85-7199-351-3BRASIL. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília : Ministério da Saúde, 1990. 2.      HANSEN JR., GERMANO. Marketing magistral. São Paulo : RX, 2004. 212 p. LMC0001. 3.      CAMPOS, VICENTE FALCONI. TQC: controle da qualidade total (no estilo japones). 4. ed. Belo Horizonte : Fundação Christiano Ottoni, 1994. MENDES, EUGENIO VILAÇA. Uma Agenda para a saúde. São Paulo : Hucitec, 1996 MARTINS, E.  Contabilidade de custo. 9ed. São Paulo: Atlas 2003
Carregando...