Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Bioinorgânica ( DFN06991 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da atitude científica nos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos em Bioinorgânica e mostrar a relação entre a química inorgânica e a bioquímica a partir do estudo de alguns sistemas metálicos em processos biológicos. Assim, espera-se que os alunos possam, ao término da disciplina, serem capazes de: ·         descrever e explicar a ligação química de complexos de metais de transição mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos; ·         entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência eletrônica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância no entendimento da reatividade de determinadas reações/centros biológicos; ·         perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente e na escolha dos elementos presentes nos seres vivos, bem como explicar a importância que fatores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham em várias formas que estes elementos podem existir; ·         relacionar a química de cátions metálicos e seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência eletrônica, ou seja, os diferentes papeis biológicos desempenhados pelas metaloproteínas; ·         reconhecer e compreender os conceitos básicos da Química de Coordenação, a importância biológica de íons relevantes de metais de transição e metais alcalinos (Na+ e K+) nos organismos vivos e a importância dos compostos inorgânicos em Medicina. 

Ementa
Introdução à química de coordenação: Diversos tipos de ligantes e seus modos de coordenação; Números e poliedros de coordenação; Isomeria em compostos de coordenação; Nomenclatura de compostos de coordenação; Teoria do Campo Ligante. Funções biológicas dos metais. Metaloenzimas: estrutura e o papel dos metais na catálise enzimática. Nucleases e nucleases sintéticas: clivagem de DNA e RNA. Metais em medicina: compostos anti-tumorais (cis-platina e outros), biomiméticos para insulina, radiofármacos.

Bibliografia
Shriver, D.; Atkins, P. Química Inorgânica. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. Kaim, W., Schwederski, B. Bioinorganic Chemistry: Inorganic Elements in the Chemistry of Life, an Introduction and Guide. Chichester: John Wiley, 1994. Lippard, S. J.; Berg, J. Principles of Bioinorganic Chemistry. California: University Science Books, 1994. ALBERTS, B; et al. Biologia Molecular da Célula. 5ed. Editora Garland Science, 2009.

Bibliografia Complementar
  Bertini, I. et. al. Bioinorganic Chemistry. Susalito: University Science Books, 1994. Gray, H. B.; Stiefel, E. I.; Valentine, J. S.; Bertini, I. Biological Inorganic Chemistry: Structure and Reactivity. University Science Book, 2007. Kraatz, H. & Metzler-Nolte, N. Concepts and Models in Bioinorganic Chemistry. John Wiley & Sons, 2006. Que, L. Physical Methods in Bioinorganic Chemistry: Spectroscopy and Magnetism. California: University Science Books, 2000. Ochiai, E. Bioinorganic Chemistry. California: Academic Press, 2008. Faústo da Silva, J.J.R. & Luísa da Silva, J.A. Os elementos químicos e a vida. Lisboa: IST Press, 2011.  
Carregando...