Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de Prát. Cult.: Documentos Oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (Língua Estrangeira) ( LET12886 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Refletir sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Estrangeira;  Investigar problemas da implementação do ensino de língua estrangeira na rede pública de ensino;  Relacionar estudos teóricos a respeito de currículo e política linguística;  Examinar o contexto educacional do estado do Espírito Santo (língua estrangeira).

Ementa
Discussão sobre os PCN- LE: O conhecimento em língua estrangeira como um direito de todo cidadão. Perspectiva plurilíngue para o ensino de língua estrangeira. O aprendizado de língua estrangeira como estratégia para conhecer e compreender o outro, superando assim os preconceitos, a intolerância cultural e a incapacidade de compreender as diferenças. Entendimento da língua estrangeira como acesso a outras culturas

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. ________. LDB. Disponível em < http://www.mec.gov.br>. Acesso em 18 jul. 2015. ________. Parâmetros curriculares do Ensino Médio. Disponível em <http://www.mec.gov.br>. . Acesso em 18 jul. 2015.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 3° ed. 2002. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Política Educacional. Disponível em <http://www. mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2015. BRZEZINSZI, Iria. (Org.) LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997. ROCHA, Claudia Hilsdorf & BASSO, Edcleia Aparecida. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades – reflexões para professores e formadores. São Carlos: Editora Claraluz, 2008. SILVA, Kleber Aparecido da. Ensinar e Aprender Línguas na Contemporaneidade: Linhas e Entrelinhas. Campinas: Ed. Pontes, 201
Carregando...