Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Linguística Aplicada ao Ensino de Italiano como Língua Estrangeira ( LET12881 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS:  Analisar as áreas de atuação da linguística aplicada;  Refletir sobre as correntes da linguística aplicada e suas aplicações ao ensino de LE;  Refletir sobre os processos de aquisição de linguagem;  Estimular a criticidade do aluno em relação às teorias relacionadas à linguística aplicada e suas aplicações e implicações.

Ementa
Linguística como ciência. Estratégias de aprendizagem de segunda língua. As fases da história da linguística aplicada ao ensino de segunda língua. Análise contrastiva. Interlíngua. Análise de erros. Elaboração de material didático.

Bibliografia
BALBONI, P. E. Le sfide di Babele – Insegnare le lingue nelle società complesse. Novara: UTET, 2012. CILIBERTI, A. Manuale di Glottodidattica. Perugia: La Nuova Italia, 1994. PICCHIASSI, M. Fondamenti di Glottodidattica. Perugia: Guerra, 1999. Material didático preparado pelo professor, no qual constam textos, autênticos ou adaptados, retirados de diversas fontes. A partir deles, serão criadas atividades de estratégias de leitura.

Bibliografia Complementar
ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. Linguística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. CILIBERTI, A. Glottodidattica – Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci editore, 2013. MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2000; _________________ Linguística Aplicada na modernidade recente. Ipiranga: Parábola, 2013. PALLOTTI, G. La seconda língua. Milano: Strumenti Bompiani: 2000. SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (orgs). Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado das Letras, 2007.
Carregando...