Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV (Italiano) ( LET12872 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Introduzir o histórico da legislação brasileira a respeito do ensino de língua estrangeira (LE) na Escola Básica (Ensino Médio): políticas linguísticas; Analisar os macro parâmetros legais do estágio supervisionado na Universidade; Distinguir as diferentes concepções de programas e planos de aulas: projeto pedagógico de curso; Contribuir para a seleção e organização de conteúdo de ensino-aprendizagem (material didático) LE (italiano); Propiciar estágio (de observação e regência de turmas) em ambientes educativos; Fomentar a discussão sobre avaliação do ensino-aprendizagem em LE; Refletir sobre as diferentes metodologias do ensino-aprendizagem de LE.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo, seleção e organização de conteúdos; metodologias de ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos.

Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. Disponível em . Acesso em 03 maio 2016. BRUNO, F. C. (Org.) Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. São Carlos, SP: Claraluz, 2005. LDB. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases, 1996. Disponível em:  . Acesso 14 abril 2016.

Bibliografia Complementar
CAMBI, F. Storia della pedagogia. Roma: Laterza, 1995. DI MAURO, M. Comunicare bene per insegnare bene. Padova: Armando Ed. 2002.  LEFFA, V. Oensinodaslínguas estrangeirasnocontextonacional. Disponível em:  . Acesso em 05 maio 2016.  UFES. Departamento de Administração dos Conselhos Superiores- DAOCS. Resoluções. Disponível em  . Acesso em 05 maio 2016. _____. Departamento de Línguas e Letras. DLL. Projeto pedagógico da Licenciatura Português-Italiano.Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2016.
Carregando...