Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I (Italiano) ( LET12283 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
 Analisar, planejar e ministrar aulas de italiano como língua estrangeira (ILE).  Conhecer e refletir criticamente sobre as diferentes abordagens e métodos de ensino de língua estrangeira;  Conhecer e refletir criticamente sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de línguas estrangeiras;  Analisar criticamente material didático usado no ensino de ILE;  Analisar criticamente as formas de avaliação das línguas estrangeiras nas escolas;  Elaborar relatórios sobre observação de aulas de ILE;  Elaborar planos de curso e de aulas;  Autoavaliar a prática pedagógica efetuada, como modo de problematização e de investigação sobre o processo de ensinar-aprender uma língua estrangeira.

Ementa
  Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teóricoprática no cotidiano escolar: concepção de currículo, seleção e organização de conteúdos; metodologias de ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e a operacionalização de projetos pedagógicos. Divididos os Estágios Supervisionados I e II entre a orientação para o ensino fundamental e para o ensino médio.

Bibliografia
BALBONI, P. E. Le sfide di Babele – Insegnare le lingue nelle società complesse. Novara: UTET, 2012; CILIBERTI, A. Manuale di Glottodidattica. Perugia: La Nuova Italia, 1994; PICCHIASSI, M. Fondamenti di Glottodidattica. Perugia: Guerra, 1999. Material didático preparado pelo professor, no qual constam textos, autênticos ou adaptados, retirados de diversas fontes. A partir deles, serão criadas atividades de estratégias de leitura.

Bibliografia Complementar
ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. Linguística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007; CILIBERTI, A. Glottodidattica – Per una cultura dell’insegnamento linguistico. Roma: Carocci editore, 2013; JANFRANCESCO, E.; L’acquisizione dell’italiano L2 da parte di immigrati adulti. Roma: Edilingua, 2005; MOITA LOPES, L. P.(org.); Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013; PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
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