Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e Formação Docente ( TEP06954 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Compreender o conceito de currículo como dimensão sócio, histórico, cultural e política; ·         Conhecer e problematizar os fundamentos do currículo e suas significações para a formação e prática docente e as políticas de educação; ·         Problematizar as diferentes concepções de currículo (tradicionais, crítico, pós-crítico, oficial e praticado) ·         Desenvolver atitude de reflexão sistemática e permanente sobre as concepções curriculares e seus reflexos sobre o processo de ensino-aprendizagem, a formação docente e as práticas educativas.

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise de um currículo. Formação para a docência.

Bibliografia
Básica LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth.: Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2005. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. RODRIGUES, Alexsandro. Currículo na formação de professores: diálogos possíveis. Vitória: Ufes, 2011.

Bibliografia Complementar
ALVES, Nilda (org.) Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002. _______. Sobre a possibilidade e a necessidade de uma base nacional comum.  In: Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 – 1555 out./dez. 2014 ISSN: 1809 -38761530 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. CANDAU, Vera Maria Candau (org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. DAYRELL, Juarez. (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. MACEDO, Elzabeth. Base Nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzidndo sentidos para educação. In: Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 – 1555 out./dez. 2014 ISSN: 1809 -38761530 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP. SUSSEKIND, Maria Luiza. As (im)possibilidades de uma base  nacional comum. Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 – 1555 out./dez. 2014 ISSN: 1809 -38761530 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo–PUC/SP.
Carregando...