Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Práticas Culturais: sociolinguística e ensino ( LET10549 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
1.1 Compreender a variação e a mudança como fenômenos inerentes às línguas. 1.2 Refletir sobre a influência dos fatores extralinguísticos nas línguas naturais e no ensino de Língua Portuguesa. 1.3 Discutir a aplicação dos conhecimentos de Sociolinguística na prática escolar.

Ementa
Aplicação das teorias sociolinguísticas variacionista e interacional ao ensino e à aprendizagem de Língua Portuguesa. A variação linguística e o ensino da língua portuguesa: as variedades padrão e não padrão. Atitudes linguísticas. A influência dos fatores extralinguísticos para o processo educacional. Observação e análise de práticas de ensino de Língua Portuguesa na educação básica.

Bibliografia
BAGNO, M. et al. Língua materna; letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna; a Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

Bibliografia Complementar
BAGNO, M. Preconceito linguístico; o que é, como se faz. 49. ed. São Paulo: Loyola, 2007. BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005. MOLLICA, M. C. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2007. GORSKI, E. M.; COELHO, I. L. Sociolinguística e ensino; contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
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