Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CULTURAIS: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO ( LET06243 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Produzir textos escritos de tipologia e gêneros variados;  Analisar criticamente a produção de textos escritos;

Ementa
Práticas de pesquisa em torno do estudo da literatura no Ensino Médio. A literatura como “conteúdo” didático; seu tratamento no livro didático de Ensino Médio; sua posição frente a outras disciplinas do currículo escolar, em abordagem histórica, cultural e política. Visões da escola e dos professores com relação ao ensino de literatura. A literatura nos exames vestibulares: os programas, as listas de obras e sua recepção pelos candidatos às vagas do ensino superior. Enfoques do literário nas provas de literatura. O candidato ao curso de Letras e a literatura.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998; DOLZ, Joaquin; GAGNON, Roxane. El género textual, una herramienta didáctica para desarrollar el lenguaje oral y escrito. Disponível em http://revistalenguaje.univalle.edu.co/index.php?seccion= REVISTA&revista=38-2b&articulo=446 Acesso em abril de 2013; MIRANDA VELASCO,  Ma. Jesús et al. Pensar para escribir: un programa de enseñanza para la composición escrita. Madrid. Ministerio de Educación y Cultura, 1999; Disponível em: http://www.doredin.mec.es/documentos/00820072000024.pdf. Acesso em maio de 2013;

Bibliografia Complementar
CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Disponível em: http://upvv.clavijero.edu.mx/cursos/ContenidosBasicosLenguaLiteratura/vector2/actividad7/documentos/TRASLASLINEAS.pdf ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Currículo Básico Comum. Área de Linguagens e Códigos – Língua Estrangeira Moderna. Vitória: SEDU, 2011; GARCÍA PAREJO, Isabel.  La expresión escrita en español L2: motivación y creatividad para ell desarrollo de diferentes destrezas lingüísticas. ASELE Actas IV. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/ ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/04/04_0289.pdf . acesso em abril de 2013; LINGUAGENS, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.  (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) ZAYAS, Felipe. Los géneros discursivos y la enseñanza de la composición escrita. Disponível em  http://www.rieoei.org/rie_revista.php?numero=rie59a03&titulo=Los%20g%E9neros%20discursivos%20y%20la%20ensenanza%20de%20la%20composici%F3n%20escrita. acesso em março 2013.
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