Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LAB. PRÁT. CULT.: MORFOLOGIA E ENSINO ( LET06115 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Mostrar a importância do léxico para os processos de formação de palavras e como eles podem contribuir para economia de nossa memória no processo de aquisição, a partir da observação da língua em uso; Dar ao aluno condições de produzir material didático para o ensino de morfologia, a partir da observação do uso das palavras em diferentes tipos de textos;

Ementa
Teorias linguísticas e produção de material de apoio para o ensino de língua portuguesa na Escola Básica. Abordagem de categorias da morfologia inseridas na perspectiva do uso.

Bibliografia
BASÍLIO, M. Teoria lexical. São Paulo: Ática, 1987;  BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2004; GONÇALVES, C. A.; VIVAS, V. M. Morfologia & ensino: teoria e prática nas aulas de português. Curitiba: Brazil Publishing, 2020;

Bibliografia Complementar
ANDRADE, K. E.; RONDININI, R. B. Cruzamento vocabular: um subtipo da composição?. DELTA: Documentação de Estudos em  Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 4, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-445070748582835407>.; BASÍLIO, M. Em torno da palavra como unidade lexical: palavras e composições. Veredas, v.4, n.2. UFRJ. 2000; FREITAS, H.R. Princípios de morfologia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor. 1997; ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto. 2000; SOUZA E SILVA, M. C.; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao Português: morfologia. São Paulo: Cortez. 1983;
Carregando...