Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Português: língua estrangeira ( LET10553 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
• Apreender as principais questões relacionadas à aquisição e à aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE). • Compreender as diferenças entre ensinar o português como língua materna e como língua estrangeira. • Assimilar os princípios básicos da teoria estudada. • Estabelecer correlações entre a teoria e a prática. • Viver a prática de sala de aula de PLE.

Ementa
Aspectos teóricos sobre a aquisição e a aprendizagem de português como língua estrangeira: os estágios de aquisição, a interlíngua, a distância entre as línguas, a aprendizagem em sala de aula e em situação de imersão. Aspectos didáticos do ensino de português como língua estrangeira: análise, correção e avaliação de textos escritos por estrangeiros, a prática de ensino de português como língua estrangeira.

Bibliografia
ACERVO dos exames CELPE-Bras. Disponível em . Acesso em: 20 mai 2015. CORACINI, M. J. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995. POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993. ______. Uma metodologia específica para o ensino de línguas próximas? In: ______. (Org.). Português para estrangeiros: interface com o espanhol. Campinas: Pontes, 1995. p. 13-22. MAGDALENA, B. C.; COSTA, I. E. T. Internet em sala de aula: com a palavra os professores. São Paulo: Artmed, 2003. SILVA, K.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C. A. (Orgs.). A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias. São Paulo: Pontes, 2015. MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Orgs.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA, 2004.
Carregando...