Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação do Campo ( TEP13085 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Conhecer as concepções de Relações Étnico-raciais e políticas afirmativas na Educação do Campo.  - Exercitar procedimentos, abordagens e conceitos que desenvolvam a práxis das concepções de identidade, culturas e territórios quilombolas.  - Trabalhar teorias que orientam os amplos campos de estudos em Educação e Racismo no Currículo. 

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnicoraciais, identidade e gênero na educação brasileira. Escola, currículo e a questão étnicoracial na educação básica. A formação de profissionais da educação para a diversidade étnico-racial. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. Comunidades quilombolas rurais e urbanas. 

Bibliografia
ABONG. (Ed.). Racismo no Brasil. São Paulo: Petrópolis, ABONG, 2002.  BARRETO, Maria Aparecida Santos Correa; RODRIGUES, Alexsandro; SISS, Ahyas. Africanidades: produções identitárias e políticas culturais. Vitória: Edufes, 2013.  MUNANGA. Kabengele. Superando o Racismo na escola. 2ª Ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, (2005). Brasília: MEC/Secad.  SEPPIR – Guia de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/guia-pbq. Acesso em 14 de jun. 2017.  FELICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados. 2011.  GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167-182.  GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, ANPED, 2000. n. 15, p. 134-158. 
Carregando...