Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos em Artes ( LCE14211 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Apresentar a legislação brasileira sobre ao ensino da arte. - Conhecer as áreas de atuação das Artes em suas áreas de abrangência   - Compreender os diferentes espaços de formação em artes. - Dimensionar o conceito cultura e arte. 

Ementa
Legislação do ensino da Arte no Brasil.  Arte no Campo.  Contextualização das áreas de abrangência das Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Espaços de formação em Artes. Arte e Cultura. 

Bibliografia
NOGUEIRA, Márcia Pompeo ; Franzoni, Tereza Mara. Arte no campo: perspectivas políticas e desafios . São  Paulo Paulo: Outras expressões , 2016. MARTINS, Mirian Celeste e PICOSQUE, Gisa, GUERRA , Maria Teresa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. Rio de Janeiro: Instituto Sangari, 2008. FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo e FUSARI, Maria Felismina de Rezende. Arte na Educação Escolar. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.  

Bibliografia Complementar
MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do Ensino de arte: A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.          IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2008           FUSARI, M.F.R.; FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2. ed., 1999  BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2017.   __________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998. 
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