Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação, corpo e sociedade ( LCE14202 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Refletir sobre as práticas corporais como construção histórica e cultural, compreendendo o estudo dos significados dessas práticas nas diferentes formas de organização social; - Problematizar questões sobre o corpo e o movimento humano na sociedade; - Compreender o corpo como estrutura essencial para construção do conhecimento nas diferentes sociedades e nas comunidades campesinas;  - Analisar e discutir aspectos históricos e filosóficos sobre o corpo, sua constituição e identidade; - Pensar o lugar do corpo e suas possibilidades na produção de uma educação que objetive a emancipação e a autonomia. 

Ementa
Introdução ao estudo das práticas corporais como construção social, histórica e diversa; Análise e discussão sobre a relação corpo-sociedade; Estudos históricos e filosóficos sobre as construções do corpo e os estereótipos corporais; O corpo problematizado a partir da lógica da escola e suas implicações na formação humana. 

Bibliografia
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões a cerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas, SP: Autores Associados: Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. SOARES, Carmem. Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação. Campinas: Autores Associados, 2007. OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (Org.). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.  

Bibliografia Complementar
ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo : Scipione, 1989. GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2. ed. 2005. p. 28-40. GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir - Corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994. JATOBÁ, V.; FRANCO, L. W. Análise reflexiva do corpo cultural. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, n. 109, nov. 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd109/analise-reflexiva-do-corpo-cultural.htm>. NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação & Sociedade [online]. 2005, v. 26, n. 91, p. 599-615. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a15v2691.pdf>.  SOARES, C. (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2006. 
Carregando...