- Discutir os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio;
- Fundamentar teórica e metodologicamente os processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
- Discutir concepções de linguagem, língua, texto, literatura, leitura, produção, discurso, oralidade e gêneros, norteadoras de práticas e representações no que concerne ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e aos seus diferentes processos e procedimentos avaliativos;
- Avaliar criticamente materiais didáticos e paradidáticos comumente adotados pela escola nos processos formais de educação em Língua Portuguesa e Literatura, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
- Partilhar vivências e posicionamentos críticos em relação às realidades e perspectivas da prática docente no ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
- Selecionar conteúdos, propor objetivos, eleger materiais e métodos e planejar situações de ensino-aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa adequadas às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.