Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Língua Portuguesa e Literatura ( LCE14224 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Discutir os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio; - Fundamentar teórica e metodologicamente os processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; - Discutir concepções de linguagem, língua, texto, literatura, leitura, produção, discurso, oralidade e gêneros, norteadoras de práticas e representações no que concerne ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e aos seus diferentes processos e procedimentos avaliativos; - Avaliar criticamente materiais didáticos e paradidáticos comumente adotados pela escola nos processos formais de educação em Língua Portuguesa e Literatura, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; - Partilhar vivências e posicionamentos críticos em relação às realidades e perspectivas da prática docente no ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;    - Selecionar conteúdos, propor objetivos, eleger materiais e métodos e planejar situações de ensino-aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa adequadas às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. 

Ementa
Bases legais e objetivos do ensino de Língua Portuguesa e Literatura nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Fundamentação teórica e metodológica para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura a partir de diversidade de gêneros textuais. Planejamento e elaboração de materiais e procedimentos didáticos. Análise de materiais didáticos. 

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio : Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: . Acesso em 07 de agosto de 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: . Acesso em 05 de agosto de 2017. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula . São Paulo: Ática, 2002. 

Bibliografia Complementar
BRASIL. MEC. Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM. / Ministério da Educação. Brasília, MEC: 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13608:programa-nacionaldo-livro-didatico-para-o-ensino-medio-pnlem. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem . 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e escrever : estratégias de produção textual. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2010. RAMOS, Jânia. O espaço da oralidade em sala de aula . São Paulo: Martins Fontes, 1997. SARAIVA, Juracy; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola : propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. 
Carregando...