Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ( LCE14251 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1.    Compreender as relações históricas entre língua, linguagem, língua de sinais. 2.    Conhecer aspectos da Libras na Educação do campo. 3.    Instrumentalizar os alunos com técnicas básicas de comunicação em Libras; 4.    Divulgar o entendimento da Libras como manifestação da cultura surda; 5.    Possibilitar a integração entre pessoas surdas e ouvintes; 6.    Proporcionar o conhecimento de aspectos específicos das línguas de modalidade visual-espacial. 

Ementa
Fundamentos históricos da educação de surdos. A Libras na Educação do campo. Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação. 

Bibliografia
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1 a. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.  LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa. Intérprete de LIBRAS: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação/FAPESP, 2009.  QUADROS, Ronice Muller de. KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 

Bibliografia Complementar
FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.  LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. (org.) Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.  LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.  MOURA. Carina Vallejos; SOARES, Débora Silvana Vaz. Surdez em foco: uma experiência em escola do campo. SIFEDOC. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20e%20Grupos%20de%20Trabalho%20(GTs)/Regional%20Santa%20Maria/GT%206/Regional_Santa_Maria_2013%20(5).pdf SKLIAR, C.(org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação,1998.  VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. Os surdos, os ouvintes e a escola: narrativas traduções e histórias capixabas. Vitória: Edufes, 2010.  
Carregando...