Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso II ( COL14319 )
Unidade:
Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Fazer uso dos conceitos e linguagens próprios das metodologias de pesquisa; -Elaborar projeto de pesquisa com base nas etapas investigativas.   

Ementa
Projeto de pesquisa em educação. Levantamento de dados da realidade do campo. Pesquisa empírica em educação. 

Bibliografia
SEVERINO, Antônio. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico) VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 

Bibliografia Complementar
SEVERINO, Antônio. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. SAVIANI, Dermeval. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Publicação continuada de la Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe, v. 2, p. 1-5, 2017.  FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2016. PAQUAY, L. Formando Professores Profissionais: quais estratégias? Quais competências. Porto Alegre: Artmed, 2001. PESSIS-PASTERNAK, G. A Ciência: Deus ou diabo? São Paulo: EdUnesp, 2001.  
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