Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental ( LCE14231 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar a docência no Ensino Fundamental considerando a inter-relação entre os processos de problematização da realidade educacional, de intervenção pedagógica e de pesquisa e produção de conhecimento sobre o ensino. Problematizar os processos educativos em geral e didático-pedagógicos que ocorrem no cotidiano escolar de escolas do Campo. Compreender o processo de construção da identidade e dos saberes docentes e suas implicações para o compromisso social da docência. Desenvolver a relação entre o ensino, a pesquisa e a prática pedagógica, buscando colaborar com a solução de problemas significativos do cotidiano escolar de escolas do Campo. Desenvolver uma constante atitude de reflexão e busca de soluções para o enfrentamento dos desafios da formação e da atuação docente em escolas do Campo. 

Ementa
Problematização, investigação e reflexão sobre a docência e práticas escolares no Ensino Fundamental voltado para estudantes do Campo. O planejamento, a observação e a prática pedagógica do professor das áreas de Ciências Humanas e Sociais e de Linguagens no Ensino Fundamental do Campo. 

Bibliografia
BARRETO, Elba S. de Sá. (Org.). Os currículos no ensino fundamental para as escolas brasileiras . 1. ed.São Paulo: Autores Associados, Fundação Carlos Chagas, 1998, v. 1.   BRASIL (MEC). Parâmetros curriculares nacionais : Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1997.   PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência . São Paulo. Cortez Editora. 2004. 

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Estágios Supervisionados na Formação Docente . São Paulo: Cortez, 2014. CALDART, Roseli S. (Org.). Caminhos para a transformação da escola : reflexões desde as práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente . 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008. QUEIROZ,João Batista Pereira de. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. In: Revista Nera , Presidente Prudente, ano 14, n. 18, jan/jun. 2011. Disponível em: /www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1347-3845-1-PB.pdf>. Acesso em 06. Fev. 2017. TRARBACH, M. A.; NICKEL, M.; HEHR, R. G. O professor como Intelectual: um estudo em Educação do Campo. In: SILVA, A. S. et al. (Org.) Educação do Campo : saberes e práticas. Vitória/ES: Edufes, 2012. p. 38-58.  
Carregando...