Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica na Educação do Campo IV ( EPS14237 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Produzir saberes/práticas como ação de intervenção colaborativa a ser realizada na escola ou na comunidade de inserção; - Produzir ações ao encontro das proposições da Educação do Campo em diálogo com a Alternância; - Fazer uso de conceitos e linguagens próprios das metodologias de pesquisa.  

Ementa
Ações de intervenção pedagógica na escola e/ou comunidade, como práticas de extensão, com base na produção do conhecimento processual e cumulativo da investigação realizada na pesquisa, extensão e prática pedagógica I, II e III. Uso de conceitos e linguagens próprios das metodologias e pesquisas com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigações, em diálogo com os pressupostos da Educação do Campo e a Formação por Alternância. Produção do relatório final de pesquisa e/ou artigo científico dentro das normas estabelecidas, consolidadas e/ou alternativas como processo formativo do professor do campo. As atividades serão realizadas através de visitas, ou de intervenção em instituições públicas (União, estados e municípios), como parte integrante de projetos de extensão. 

Bibliografia
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. MARTINS, Maria de Fátima Almeida. MARTINS, Aracy Alves. (Orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2012. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Lutar com a palavra: escritos sobre o trabalho do educador. Rio de Janeiro: Graal, 1982. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean.   A construção do saber:   manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.   Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.   

Bibliografia Complementar
BUENO, Marília da Costa Mello; SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Educação do campo, pedagogia da alternância e formação do educador . Educação & Linguagem. v. 19, n. 1, p. 189-204, jan.-jun. 2016.   FREIRE, Paulo.  Pedagogia da esperança : um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.   FOERSTE, Erineu. Et Al (Orgs.). Cartas de Professores do Campo. Vitória,ES: EDUFES, 2012.   MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.).  Pesquisa social:  teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007 .   MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga.  Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador.  2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.   OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda; BARRETO, Raquel Goulart (Org.).  Pesquisa em educação:  métodos, temas e linguagens. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 
Carregando...