Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos ( EPS14209 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Traçar um diagnóstico da situação educativa da população jovem e adulta, percorrendo a história e as principais correntes de pensamento relacionadas a esse campo educativo, estudando as políticas públicas recentes. Compreender e conhecer como se dá a participação/ relação com os movimentos sociais no contexto na EJA. Verificar o contexto da formação de educadores (as) de EJA no contexto da educação do campo. 

Ementa
O papel dos movimentos sociais na configuração do campo da EJA: trajetória e memória.Tensões e desafios na formulação, implementação e consolidação das políticas de EJA nos planos, global e local. A educação como direito humano universal, direitos humanos e movimentos sociais no Brasil. Os sentidos da EJA como direito e como educação ao longo da vida: aspectos legais e dilemas. 

Bibliografia
FÁVERO, O; FREITAS, M. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011. FREIRE, P. Alfabetização: leitura da palavra leitura de mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 1-43 / 89-138. GONH, M.G. Movimentos Sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educaçãov. 16 n. 47 maio-ago. 2011. 

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980. p. 25-56. OLIVEIRA, E.C; FILHO, C. J. B. Educação de Jovens e adultos e Educação do Campo: políticas públicas e os sentidos do direito à Educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 413-431, jul./dez. 2011. PIERRO, M.C. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafio e perspectivas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010. RIBEIRO, M. Formação de educadores de jovens e adultos do campo: quase tudo por fazer. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31, n. 2, 479-504, maio/ago. 2013. Disponível em <http://www.perspectiva.ufsc.br SILVA, L.H; COSTA, V.A.; ROSA, W.M. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Revista Brasileira de Educação      v. 16   n. 46   jan.|abr. 2011. 
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