Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica na Educação do Campo III ( EPS14236 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Produção de saberes e práticas a partir da construção do diagnóstico das questões relativas ao ensino e à aprendizagem no ensino fundamental e médio da escola de inserção; - Fazer uso dos conceitos e linguagens próprios das metodologias investigativas; - Produzir análises reflexivas acerca dos processos formativos dos sujeitos do campo e sua relação com o mundo do trabalho; -Estabelecer diálogos reflexivos dos espaços e tempos da formação dos sujeitos campesinos com a Pedagogia da Alternância e sua potência no processo de aprendizagem.  

Ementa
Saberes e práticas do processo ensino-aprendizagem das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Uso dos conceitos e linguagens próprios das metodologias de pesquisa, considerando as várias etapas que caracterizam o processo de investigação. Eixos temáticos: projetos de ensino em áreas específicas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Análise da formação escolar e seus entrelaçamentos com o mundo do trabalho. Reflexão acerca dos espaços e tempos da formação dos sujeitos escolares em diálogo com as proposições da Alternância (tempo escola e tempo sócio-profissional), bem como suas mediações didático-pedagógicas nos processos de produção do conhecimento (Plano de estudos, caderno da realidade, projetos de pesquisa e experimentação pedagógica, visitas e viagens de estudo). Realização de atividade de extensão de socialização da produção investigativa junto aos sujeitos escolares.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da escola do Trabalho . São Paulo: Expressão Popular, 2011. 

Bibliografia Complementar
CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. (ORGs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. GHEDIN, Evandro. Educação do Campo - Epistemologia e Práticas. São Paulo: Cortez, 2012. LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber . Manual de metodologia da pesquisa em ciências humana, Belo Horizonte: Editora UFMG/ São Paulo: Artmed, 1999. SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2005. SILVA, Adenilde Stein. Et Al (Orgs.). Educação do Campo: Saberes e Práticas. Vitória, ES: EDUFES, 2012. ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.).   Itinerários de pesquisa:   perspectivas qualitativas em sociologia da educação.   2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. 
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