Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica na Educação do Campo II ( TEP14235 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Conhecer-reconhecer a diversidade de sujeitos que integram a escola, seus saberes e fazeres; - Refletir acerca do protagonismo e de sua potência nos processos formativos; - Analisar o Projeto Político pedagógico em interface com os pressupostos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância; - Empreender ações que sejam pautadas pelo viés da pesquisa como princípio educativo.   

Ementa
Produção de saberes e fazeres acerca da compreensão de quem são os sujeitos escolares da educação do campo (estudantes, docentes, profissionais da educação, comunidade, movimentos sociais), tomando como eixo condutor as práticas de pesquisa educacional, tendo em vista o desenvolvimento do protagonismo dos sujeitos em seus diferentes processos formativos. Atividade de extensão com a realização de oficina pedagógica junto aos sujeitos escolares (professores, diretor, estudantes, pais) de análise do Projeto Político Pedagógico da instituição e seus pressupostos em diálogo com os princípios da Educação do Campo e a proposta teórico-metodológica de ensino por Alternância. 

Bibliografia
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.); SILVA JUNIOR, Celestino Alves da et al.  Metodologia da pesquisa educacional.  12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. GERKE DE JESUS, Janinha. Formação e Profissão Docente no Campo. Curitiba: Appris, 2018. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de (Organizador). Escola : Espaço do projeto político pedagógico. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2002. 

Bibliografia Complementar
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes (Org.). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores - Brasília: PRONERA : NEAD, 2006.  https://www.academia.edu/9641379/Roseli_Salete_Caldart_Conceição_Paludo_Johannes_Doll_Como_se_formam_os_sujeitos_do_campo_Como_se_formam_os_sujeitos_do_campo_Idosos_adultos_jovens_crianças_e_educadores? FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional . 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010. NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth . Teorias de currículo.  São Paulo: Cortez, 2011. MOLINA, M.C. Educação do campo e Pesquisa II : questões para reflexão. (org). Brasília: MDA/MEC, 2010. 
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