Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( LCE14317 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Refletir e analisar a atuação do professor e da escola no contexto da realidade brasileira atual; - Adquirir fundamentação teórica sobre o processo ensino-aprendizagem. - Desenvolver habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente.        - Compreender a organização do trabalho pedagógico por meio de complexos de estudo.  

Ementa
Educação: concepções atuais. Componentes do processo de ensino e de aprendizagem: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliação. Complexos de estudo na Educação do campo. Relação professor-aluno. 

Bibliografia
FARIAS, Isabel S. et ali (org.) Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber livros, 2009.  HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral São Paulo: Ática, 1994. LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2003. 

Bibliografia Complementar
BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991. CALDART, Roseli Salete e et all. Caminhos para a transformação da escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão popular.2015. ESTEVE, José. Mudanças sociais e função docente. ln: NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995.  LIBANEO, José Carlos e ALVES, Nilda. Temas de pedagogia. São Paulo: Saraiva, 2012. LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999. MASETTO, Marcos. Didática: o aula como centro. São Paulo: FFD, 1997. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 
Carregando...