BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1991.
CALDART, Roseli Salete e et all. Caminhos para a transformação da escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão popular.2015.
ESTEVE, José. Mudanças sociais e função docente. ln: NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995.
LIBANEO, José Carlos e ALVES, Nilda. Temas de pedagogia. São Paulo: Saraiva, 2012.
LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.
MASETTO, Marcos. Didática: o aula como centro. São Paulo: FFD, 1997.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.